A Medida Provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) dando liberdade aos clubes a opção de transmitirem seus jogos como mandante sem a necessidade de autorização do adversário tem causado polêmica e até mesmo irritação do Grupo Globo com o Flamengo.
Afinal, com a mudança na Lei Pelé, o Mengão tem autonomia para definir se irá transmitir o duelo contra o Boavista, pela quinta rodada da Taça Rio, via Youtube ou negociar com qualquer canal a exibição da partida já que não possui nenhum vínculo com o Grupo Globo sobre o Campeonato Carioca.
O Flamengo está agindo sem respaldo jurídico? Vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, afirmou, em entrevista ao canal Paparazzo Rubro-Negro, que o time rubro-negro entende que a MP dá a liberdade de fazer o que bem entender com suas partidas como mandante e como agirá caso o Grupo Globo, dona dos direitos dos demais 15 jogos do Carioca, decida entrar na Justiça.
“A gente estudou muito, ouviu muita gente. A gente entende que tem algumas situações que permitem chegar à conclusão de que a gente pode transmitir, sim, os jogos nos quais o Flamengo é mandante. No primeiro lugar e mais óbvio, o Flamengo não tem contrato com a Globo. O contrato com a Globo tem uma cláusula dizendo que o valor global, caso o Flamengo não participasse, sofreria uma redução de 25%, então o não acerto com o Flamengo já está precificado no contrato. Não tem nenhum prejuízo à Globo porque aquilo já estava previsto por ela mesmo. Esse é um primeiro fator a ser considerado pelas pessoas“, declarou.
O Conselho Nacional do Ministério Público recomenda aos seus membros que respeitem as decisões dos governantes no que tange ao isolamento ou flexibilização. Flamengo seguiu sempre às determinações públicas. Aos críticos um pouco de estudo faria bem. Juntos venceremos a Covid. pic.twitter.com/ynTMzoKXeL
— Rodrigo Dunshee de Abranches (@roddunshee) June 22, 2020
Dunshee confirma que o Flamengo foi notificado pela emissora carioca afirmando que a MP editada pelo presidente não vale para os próximos jogos do estadual já que há contratos assinados anteriormente e garante que o jurídico tem trabalhado na estratégia de defesa do Mengão.
“A gente está trabalhando. A gente recebeu a notificação da Globo, a gente está respondendo que não estamos em nenhuma iniciativa contra a lei. Estamos nos protegendo, traçando a estratégia, só não posso falar como. Eu espero que eles tenham a grandeza de entender que o momento mudou. Ou eles pagam o que o Flamengo pensa o correto ou a gente passa o jogo. É assim que funciona o livre mercado. É dinheiro na mão ou cada um para o seu lado“, concluiu o dirigente.