De acordo com uma notícia veiculada e difundida nas redes sociais, o Fluminense poderia ser declarado campeão do Campeonato Carioca caso o torneio fosse encerrado, sem sua conclusão. Segundo a nota, o artigo 43 do regulamento prevê que “se, por quaisquer motivos, não houver as partidas finais, será declarado o campeão aquele que estiver, no momento da interrupção, somando o maior número de pontos”. A informação é falsa.
Veja mais:
- GERSON DE SAÍDA? Podcast do Hashtag #4 debate proposta pelo meia
- Vídeo: Ex-alvo do Flamengo, Balotelli é barrado do CT do Brescia e deve deixar o clube
O artigo 43 não trata, em nenhum momento de interrupção do campeonato. O artigo dispõe os critérios de classificação do 2º ao 12º lugar, caso não haja final. Ou seja, como ficaria a classificação do torneio caso um mesmo clube seja campeão dos dois turnos e faça a melhor campanha, conquistando o Carioca sem a necessidade de uma final.
O caso voltou à tona neste final de semana, após o presidente Mário Bittencourt afirmar que o clube é contra o retorno às atividades neste momento.
“Não concordamos com uma reunião neste momento, entendemos inadequado uma reunião para falar de futebol, forçar a volta do campeonato no momento que atingimos quatro mil mortes no Rio de Janeiro”, disse o mandatário do Fluminense, em entrevista ao programa Troca de Passes, do SporTV, no último domingo.
Confira o texto completo do artigo 43 do regulamento do Campeonato Carioca:
“Art. 43 – A classificação geral do campeonato será feita da seguinte forma:
a) O campeão estadual ocupará o 1º lugar;
b) O vice-campeão ocupará o 2º lugar;
c) Do 3º ao 12º lugares será observada a classificação geral obtida pelas associações em função do somatório dos pontos conquistados nos grupos A e B dos 2 (dois) turnos (Taça Guanabara e Taça Rio), aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber;
d) Do 13º ao 16º lugar será considerada a colocação apurada ao final dos grupos X e Z.
Parágrafo único – Na hipótese da não realização de partidas finais do campeonato, para apuração do 2º ao 12º lugares será observada a classificação geral obtida pelas associações em função do somatório dos pontos conquistados nos grupos A e B dos 2 (dois) turnos (Taça Guanabara e Taça Rio), aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber;”