Jorge Jesus deixa legado para o Flamengo e para o futebol brasileiro

Treinador marcou história no clube, que buscará manter o sucesso sem o português

Um ano e um mês depois, o Flamengo está novamente atento ao mercado para buscar um novo treinador. Após uma passagem vitoriosa, Jorge Jesus volta a Portugal para comandar o Benfica e deixa o Rubro-Negro com sentimento de objetivo alcançado e um legado tanto para o clube quanto para o futebol brasileiro.

Desde seu primeiro dia no futebol brasileiro, Jesus mostrou ser diferente da maioria dos treinadores que já estavam no país.

Com ideias novas, um estilo de jogo próprio e quebrando algumas convicções que eram padrões no Brasil, conquistou o respeito não só dos flamenguistas como dos rivais.

Enquanto a maioria dos treinadores por aqui se preocupam mais com o resultado do que com a atuação do time, o Mister buscou juntar tudo com perfeição. Colocou o time com um estilo de jogo ofensivo, intenso, que trazia vitórias e que buscava goleadas.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O estilo de jogo fez com que outros clubes brasileiros começassem a pensar em fazer o mesmo, quebrando uma sequência de anos com um futebol pragmático, como o Corinthians fez ao trazer Tiago Nunes.

O Flamengo, ciente de que está é a melhor forma de se fazer futebol, já está de olho em outros treinadores com o mesmo estilo de jogo de Jorge Jesus e não irá atrás de outro comandante que não tenha ideias parecidas com as do português.

Além da questão do estilo de jogo, Jesus também quebrou um paradigma que o futebol brasileiro tinha com a questão de priorizar campeonatos, dividir o elenco em dois times e disputar um torneio que considera mais importante com os principais jogadores.

O português manteve o time titular em quase todos os jogos no segundo semestre de 2019 e conquistou o Brasileirão com sobras e a Copa Libertadores. Não é fundamental poupar como se era feito até 2018.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

O Hashtag Rubro-Negro usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Leia Mais