Flamengo precisa de arrancada melhor que 2009 e 2019 para conquistar o Brasileirão

Se mantiver o aproveitamento atual, rubro-negro terminará com pontuação melhor que apenas um campeão na era dos pontos corridos

Depois de perder uma grande chance de encostar no líder São Paulo, o Flamengo vai precisar de uma arrancada melhor que as que teve nos títulos de 2009 e 2019 para assegurar a taça do Campeonato Brasileiro pela oitava vez em sua história.

Nas duas vezes que conquistou o Brasileirão na era dos pontos corridos, o Flamengo teve uma campanha idêntica nas últimas 11 rodadas: foram 8 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, totalizando 26 pontos e um aproveitamento de cerca de 79% nas rodadas finais.

Caso repita essa sequência nos 11 jogos que restam até o fim do campeonato, o rubro-negro fechará a atual edição do torneio com 75 pontos. Ainda assim, uma pontuação baixa, se comparada com todos os campeões brasileiros da era de pontos corridos com 20 clubes.

LEIA MAIS
+ Ceni vê pressão aumentar e se reúne com diretoria em busca de soluções
+ Voltou dormindo? Flamengo sofre 30% dos gols no Brasileirão nos minutos iniciais do segundo tempo
+ “O time de Rogério Ceni não é melhor que do Dome”, dispara Petkovic após revés do Flamengo

Em apenas quatro oportunidades, um clube se sagrou campeão com menos que 75 pontos: Corinthians-2017, Corinthians-2011, Fluminense-2010 e o próprio Flamengo, em 2009. Curiosamente, as três últimas campanhas (assim como a do São Paulo-2008 que foi campeão com exatos 75 pontos) foram as únicas em que o título foi decidido na última rodada.

Vice-campeão com mais pontos

Mesmo que chegue aos 75 pontos, o Flamengo teria que torcer para o aproveitamento do São Paulo despencar nos dez jogos restantes do tricolor (que tem uma partida a mais que o rubro-negro).

Com 59 pontos, a equipe de Fernando Diniz tem um aproveitamento de 70%. Caso mantenha a campanha, o líder fecharia o Brasileirão com 80 pontos. Para o Flamengo ser campeão com 75 pontos, o São Paulo precisaria ter um aproveitamento inferior aos 60% nas dez rodadas finais.

Por outro lado, nenhuma equipe que terminou o Brasileirão com 75 pontos ou mais foi vice-campeã. O segundo colocado com maior pontuação foi o Santos em 2019, com 74 pontos.

Aproveitamento atual é melhor apenas que o Flamengo-2009

De todo modo, o rubro-negro precisa ter um aproveitamento melhor que o atual caso ainda esteja pensando em título. Isso porque, se mantiver os 60% que teve nos 27 jogos disputados até o momento, a equipe de Rogério Ceni chegará somente aos 69 pontos. Dentre os campeões, essa pontuação seria melhor apenas que o Flamengo de 2009.

Siga o Hashtag Rubro-Negro nas redes sociais também:

Twitter: https://twitter.com/hashtag_RN

Facebook: https://www.facebook.com/hashtagrubronegro

Instagram: https://www.instagram.com/hashtagrubronegro/

YouTube: https://bit.ly/30Y8Ll4

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

O Hashtag Rubro-Negro usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Leia Mais