Flamengo fecha a fase de grupos da Libertadores com sua terceira melhor campanha na história

Rubro-negro também garantiu o terceiro lugar geral na atual edição da competição

Com a vitória sobre o Junior Barranquilha nesta quata-feira (21), o Flamengo chegou aos 15 pontos, garantiu o primeiro lugar do Grupo A e fez sua terceira melhor campanha em fase de grupos da Libertadores. O atual aproveitamento fica atrás apenas das campanhas de 1984 e 2007. Em ambas ocasiões, o rubro-negro terminou com cinco vitórias e um empate.

Um detalhe importante é que em 84, o sistema de pontuação era diferente: a vitória valia dois pontos e não três como hoje. Por isso, o clube da Gávea terminou aquela edição com “apenas” 11 pontos. Naquele ano, o Flamengo enfrentou Junior Barranquilha, América de Cali e Santos na fase de grupos, com direito a duas goleadas sobre o rival brasileiro (4 a 1 em casa e 5 a 0 fora). O time acabaria eliminado na semifinal, perdendo o desempate (na época a semifinal era disputada em grupos de três times) para o então campeão Grêmio.

Já em 2007, o rubro-negro encarou Real Potosí, Paraná e Maracaibo na fase de grupos. O único empate foi diante da equipe boliviana, na altitude de quase 4 mil metros de Potosí. Curiosamente, um time que ficou marcado pela qualidade discutível dos jogadores, como a dupla de zaga Moisés e Irineu. A equipe acabaria eliminada nas oitavas de final para o Defensor Sporting.

LEIA MAIS
+ Flamengo x Junior Barranquilla: assista aos gols da partida da Libertadores
+ Flamengo anuncia renovação de contrato da promessa Daniel Cabral

Flamengo garante terceiro lugar geral

A vitória foi importante não somente para o Flamengo garantir o primeiro lugar, mas também para o time de Dome se colocar entre os três melhores da fase de grupos. Com os 15 pontos, o rubro-negro fica atrás apenas de Santos e Palmeiras na tabela geral dos classificados para as oitavas de final.

Com isso, o clube da Gávea garante a vantagem de decidir em casa os confrontos do mata-mata, desde que não seja contra Palmeiras ou Santos.

O alviverde paulista terminou com a melhor campanha da primeira fase, com 16 pontos e 15 gols de saldo. O alvinegro terminou com os mesmos 16 pontos, mas cinco gols de saldo. Com 15 pontos e seis gols de saldo Flamengo e Nacional-URU têm a mesma campanha, mas o rubro-negro leva a melhor nos gols-pró (14 a 9).

Nesta sexta-feira, serão sorteados os confrontos do mata-mata da Libertadores. Nas oitavas de final, o Flamengo pegará uma das equipes classificadas em segundo lugar.

Siga o Hashtag Rubro-Negro nas redes sociais também:

Twitter: https://twitter.com/hashtag_RN
Facebook: https://www.facebook.com/hashtagrubronegro
Instagram: https://www.instagram.com/hashtagrubronegro/
YouTube: https://bit.ly/30Y8Ll4

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

O Hashtag Rubro-Negro usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Leia Mais