Flamengo deveria ter 22 gols a mais no Brasileirão, segundo modelo estatístico

Rubro-negro desperdiça 70% das grandes chances criadas no campeonato

Pelas finalizações do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2020, o rubro-negro deveria ter marcado 85 gols na competição. Porém, pela falta de eficiência dos homens de frente, marcou somente 63. Mas, quem disse que o time treinado por Rogério Ceni deveria ter 22 gols a mais no Brasileirão?

O cálculo do site InfoGol é feito com base no modelo estatístico de Expected Goals (xG). Este modelo calcula a chance de cada finalização terminar em gol, em números que vão de 0 a 1, levando em conta diversas variáveis: local da finalização, número de jogadores na frente do gol, qual parte do corpo foi usada para finalizar, qual o tipo da assistência, velocidade do ataque.

flamengo expected goals
Os Expected Goals de todas as finalizações do Flamengo contra o RB Bragantino (fonte: InfoGol)

Pegando o exemplo do jogo do último domingo diante do Red Bull Bragantino, as 15 finalizações do Flamengo somadas deram um total de 2,56 xG. Ou seja, esperava-se que o Flamengo fizesse, no mínimo, dois gols na partida de acordo com o grau de facilidade das finalizações.

LEIA TAMBÉM
+ Suspensão de João Gomes e dúvida sobre Diego abre vaga no meio de campo do Flamengo; veja as opções
+ Rafinha chega ao Brasil e estipula data para conversar com o Flamengo
+ Carrasco do Palmeiras no Mundial, Gignac chegou a pedir informações sobre o Flamengo

Além do gol de pênalti de Gabigol, que teve 77% de chance de entrar, a chance mais clara do rubro-negro foi uma finalização do zagueiro Gustavo Henrique na pequena área aos 30 minutos de jogo, com um xG de 0,61, ou seja, 61% de chance de entrar.

Gol perdido por Gustavo Henrique tinha 61% de chance de entrar

Flamengo é o time que mais desperdiça chances claras

Outro dado estatístico que aponta a ineficiência do Flamengo em marcar gols vem do site SofaScore. O rubro-negro é, disparado, o time que mais desperdiça chances claras de gol no Brasileirão.

Em 35 rodadas, o time comandado por Rogério Ceni perdeu 84 das 122 grandes chances que criou. São 32 chances desperdiçadas a mais que o Atlético-MG, segundo time que mais desperdiça oportunidades de gol.

O Flamengo também tem os três líderes no quesito. Gabigol perdeu 19 chances, seguido por Bruno Henrique, com 15 e Pedro, com 13.

Jogo contra o Coritiba no Maracanã é o grande exemplo

A partida que mais simboliza essa faceta desperdiçadora do Flamengo na temporada 2020 é o duelo contra o Coritiba no Maracanã, pela 22ª rodada. Naquela partida o rubro-negro teve 11 grandes oportunidades e 5,54 xG, mas desperdiçou 10 chances claras e marcou “apenas” três gols na vitória por 3 a 1.

expected goals flamengo coritiba
Mapa de xG de Flamengo 3 x 1 Coritiba (fonte: InfoGol)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

O Hashtag Rubro-Negro usa Cookies para aperfeiçoar a experiência dos leitores. Aceita continuar? Aceito Leia Mais