A CBF publicou o calendário do futebol brasileiro para 2021 com revisões. A entidade já havia divulgado como seriam distribuídos os jogos durante a temporada, mas fez mudanças com algumas provavelmente acarretando no Flamengo e em todos os clubes brasileiros que têm jogadores convocados para suas respectivas seleções.
Além da mudança no formato da Copa do Brasil, com os times vindos da Libertadores entrando a partir da 3ª fase, o número de jogos Data-Fifa colidindo com partidas do futebol nacional aumentou. Assim, clubes que tiverem convocados, terão desfalques em mais jogos.
Ao todo, os clubes podem perder jogadores para seleções no ano que vem em pelo menos 24 jogos caso ao menos um jogador seja convocado em cada Data-Fifa.
+ Ceni elogia postura do Fla e explica o que faltou para vencer o São Paulo
De acordo com o calendário publicado pela CBF, serão três jogos do estadual, quatro da Copa do Brasil e 17 do Campeonato Brasileiro colidindo com jogos de seleções.
O número para 2021 aumentou porque além das Eliminatórias da Copa do Mundo e os amistosos, também haverá a disputa da Copa América. Os convocados para o torneio continental perderão até nove rodadas do Brasileirão caso sua seleção chegue até as fases finais.
O Flamengo tem jogadores de várias seleções que costumam estar presentes em todas as convocações como Arrascaeta no Uruguai e Isla no Chile, além dos brasileiros com potencial para convocação como Rodrigo Caio, Everton Ribeiro, Bruno Henrique, Pedro, Gabigol, entre outros.
Convocações para as seleções nacionais já são rotina no Flamengo. O Rubro-Negro perdeu diversos jogadores nas últimas Data-Fifa e teve que jogar várias partidas desfalcados.
Na derrota para o São Paulo ontem pela Copa do Brasil, três jogadores não estiveram em campo por estarem servindo suas seleções: Everton Ribeiro e Pedro no Brasil e Isla na seleção do Chile.