O Flamengo inicia 2021 com seis atletas dos 27 do elenco profissional do técnico Rogério Ceni em último ano de contrato. Ou seja, o clube precisará avaliar se o período dos atletas compensou o investimento na contratação e vale um aumento para mantê-lo para o futuro.
Os vínculos do goleiro Diego Alves, dos laterais Filipe Luís e João Lucas, do volante Thiago Maia e dos meias Diego Ribas e Pepê se encerram ao longo da temporada. A decisão de permanência precisa ser, no mínimo, tomada seis meses antes do fim do vínculo para evitar que os atletas assinem contrato com outros clubes e saíam de graça.
Com o time focado na reta final do Campeonato Brasileiro 2020, a diretoria do Flamengo não pretende se precipitar nas conversas para avaliar se os nomes terminarão bem a temporada e seguirão nos planos dos torneios pertencentes a 2021.
Leia mais:
+ Natan começa 2021 cotado para seguir como dupla de Rodrigo Caio
+ Campeão da Copinha pelo Flamengo, zagueiro anuncia aposentadoria aos 23 anos
+ Flamengo realiza primeiro treino de 2021 de olho no Fla-Flu
Da lista, Thiago Maia é o nome de demandará alto investimento para permanecer. Segundo o GE, o Rubro-Negro terá de pagar 7 milhões de euros (R$ 43 milhões) por 50% dos direitos federativos do volante. O jogador de 23 anos passou por uma cirurgia de reconstrução dos ligamentos do joelho esquerdo e teve o empréstimo junto ao Lille, da França, estendido até 31 de dezembro.

Diego Alves, Diego Ribas e Filipe Luís estão no elenco do Flamengo há bastante tempo, são apontados como líderes e a decisão do fico do trio será baseada no desempenho. Afinal, os três jogadores estão com 35 anos e já começam a pensar nos planos de aposentadoria.

Promessa contratada do Bangu em 2019, João Lucas ainda não conseguiu mostrar a que veio e precisa mostrar futebol para renovar o vínculo válido até 31 de dezembro de 2021. Com o técnico Rogério Ceni, o titular é o chileno Isla e João disputa o posto de reserva imediato com Matheuzinho.

Pepê, por sua vez, é o primeiro nome a chamar a atenção de todos da diretoria e comissão técnica do Flamengo. Antes descartado, o meia ganhou a confiança de Rogério Ceni e viu seu vínculo ser estendido até 30 de junho.

Atletas do Flamengo em fim de contrato:
Diego Alves – Dezembro 2021
Filipe Luís – Dezembro 2021
Thiago Maia – Dezembro 2021
Diego Ribas – Dezembro 2021
João Lucas – Dezembro 2021
Pepê – Junho 2021
O João Lucas veio do Bangu, não é uma promessa