O técnico Domènec Torrent resolveu fazer o simples e acertou em cheio. Após a desastrada escalação na derrota para o Atlético-GO no meio de semana, o catalão não só voltou a usar o esquema utilizado por Jorge Jesus como deixou de lado a improvisação na lateral-direita e escalou o jovem João Lucas, que acabou sendo um dos destaques do jogo.
“Foi um resultado importante porque precisávamos pontuar. Nosso time está bem e sabemos da nossa qualidade, estamos no caminho certo. Espero ajudar a equipe sempre que for necessário”, comemorou o jogador após a partida.
O camisa 30 teve atuação destacada na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, sendo eleito pelos sites de estatísticas WhoScored e SofaScore como o segundo melhor em campo, atrás apenas do meia Giorgian De Arrascaeta, autor do gol do triunfo no Couto Pereira.
+ Coritiba x Flamengo: assista ao gol do jogo do Brasileirão
Desde o início, o lateral demonstrou bastante empenho, ajudou defensivamente e foi boa peça na saída de bola da equipe. João Lucas atuou os 90 minutos e terminou o jogo com 90% de acerto nos passes (foram 50 tentados e 45 certos). Na defesa, ele teve papel fundamental, com três desarmes e três interceptações. Além disso, o ex-atleta do Bangu ganhou 11 dos 15 duelos disputados.
Partida muito boa do João Lucas como titular. Números do @SofaScoreBR:
Passes – 50 (89% de acerto)
Desarmes – 3
Interceptações – 3
Bolas Longas – 8 (6 certas)
Dribles – 1
Duelos – 15 (11 ganhos)
Assistência de finalização – 1 pic.twitter.com/crEdrH12xb— Renato Senna (@rsenna88) August 16, 2020
João Lucas ainda teve participação no gol anulado do atacante Pedro. Foi dele o cruzamento para o atacante, milimetricamente impedido, cabecear para o fundo da rede de Wilson.
Breve compilado de melhores momentos do João Lucas na vitória do @Flamengo sobre o Coritiba nesse sábado pic.twitter.com/KiggKkU7xe
— Renato Senna (@rsenna88) August 16, 2020
Torcida se empolga com boa atuação de João Lucas
Após a saída de Rafinha, que aceitou uma proposta do Olympiacos-GRE, a torcida do Flamengo estava preocupada com relação ao substituto do jogador. Na última quarta-feira, o técnico Domènec Torrent optou por improvisar Rodrigo Caio no setor, mas o tiro saiu pela culatra. O lado direito foi o mais fraco do rubro-negro, com as principais chances do Atlético-GO nascendo por aquele setor.
Vale lembrar que João Lucas contraiu Covid-19 no dia 8 de julho, ficando de fora das finais do Campeonato Carioca. Durante o tempo em que esteve infectado, o lateral perdeu sete quilos e ficou um bom tempo entregue à preparação física para recuperar a forma ideal.
Apesar da boa atuação, que animou a torcida, o Flamengo está no mercado para buscar outro lateral-direito. Maurício Isla, que está sem clube, é o nome da vez. A diretoria viaja para a Europa na próxima semana para tentar fechar a contratação do titular da seleção chilena.
FIM DE JOGO! O Flamengo joga bem, apesar de ainda apresentar um ritmo lento, e vence a sua primeira no Brasileirão 2020.
Bom jogo do jovem João Lucas, que assumiu o lugar deixado por Rafinha. pic.twitter.com/6CjSOZlQuW
— Matheus Leal (@matheusleal1) August 16, 2020
Que partida do João Lucas, merece o reconhecimento. pic.twitter.com/cS47tcYdAT
— Bruno Alves ᶜʳᶠ (@brunin_crf12) August 16, 2020
Se o João Lucas se chamasse Trent Johner-Lucard alguns seguidores meus já estariam idolatrando.
— Carter (@essediafoilouco) August 16, 2020
O melhor lateral-direito em atividade no Brasil e ninguém me convence do contrário. Obrigado João Lucas por existir. pic.twitter.com/tMuGaDtHUV
— D (@depressaopesada) August 16, 2020
Jamais critiquei o João Lucas, nunca foi banco do Bayern de Munique ao contrário de alguns mercenários ai. Que assistência pro gol de Pedro, pena que não valeu.
— Vini (@vinicixmo) August 16, 2020
to começando a me iludir com joao lucas, espero que ele marque bem o lewandowski na final do mundial
— Pedro (@pedrocrf) August 15, 2020